Páginas

RSS

Esta pagina é para quem gosta de comer e de cozinhar e porque você não experimenta um dos pratos,e se deixar levar pelos aromas e sabores >> obrigado por sua visita> se tiver duvidas escreva para cozinha-mario@hotmail.com

Para este carnaval só mesmo filhós de forno

Bem as tradições em cada cidade podem variar e uma que muita gente adora muito é o Carnaval com suas danças e desfiles cores e alegria mas Carnaval não podia ser Carnaval se não tivesse sua gastronomia para esta época e Por isso mesmo decidi fazer uma receita típica da  Ilha Terceira!
Chamam-se FILHÓS DE FORNO! o que é? nada mais a não ser uma mistura de uma massa salgada com um recheio doce! espero que gostem pois esta receita me foi dada por uma grande amiga da praia da vitoria muito obrigada  Raquel e um beijinho linda

Massa:

Ingredientes:
9 ovos inteiros
½ kg. de farinha
½ l. de água fria
½ l .de leite. À temperatura ambiente
2 colheres de café, bem cheias, de fermento em pó Royal
Sal fino qb.
(Convém peneirar a farinha com o fermento.)

Preparação:
Numa tigela grande, colocam-se os ovos com uma boa pitada de sal por cada um. Batem-se com a batedeira eléctrica (varas das claras em castelo) durante 10 minutos consecutivos.
Deixa-se repousar um pouco, para deixar arrefecer a batedeira.
De seguida junta-se, com cuidado e batendo sempre, a farinha, o leite e a água, alternadamente.
Leva-se a forno quente (entre 200º a 250º graus), num tabuleiro, em formas grandes de queques, untadas de óleo. Costumam crescer bastante. Depois de cozidas, deixa-se arrefecer um pouco e desenformam-se. Não se colocam em cima umas das outras, (só depois de bem frias).


Creme para rechear:

Ingredientes:
½ kg. de açúcar
½ l. de leite
raspa de um limão

Preparação:
Enquanto se cozem as filhós pode-se fazer o creme.
Num tacho, coloca-se o açúcar (quem gostar menos doce, pode usar só 400 gr), o leite à temperatura ambiente e raspa dolimão. Leva-se ao lume e deixa-se levantar fervura.
À parte, já se tem 2 colheres de sopa de farinha Maizena, desfeita num pouco de leite e também 3 gemas de ovos.
Quando levantar fervura, baixa-se o lume e vá-se colocando em fio, esta mistura, mexendo continuamente, para não criar grumos, nem deixar pegar ao fundo. Mantêm-se em lume brando, deixando ferver cerca de 5 minutos.
Deixa-se arrefecer e recheiam-se as filhós também já frias. Para rechear, dá-se um pequeno corte, com uma tesoura de cozinha.
Convém ligar o forno enquanto se batem as filhós.
São muito boas fresquinhas, isto é, no mesmo dia em que são confeccionadas.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário