Páginas

RSS

Esta pagina é para quem gosta de comer e de cozinhar e porque você não experimenta um dos pratos,e se deixar levar pelos aromas e sabores >> obrigado por sua visita> se tiver duvidas escreva para cozinha-mario@hotmail.com

Bolo de aniversario para sr margarida das lajes beijinhos linda

Bem hoje sr margarida faz anos e para mi é uma sr de já 78 anos muito querida mas a vida não é fácil para ela por isto eu fiz um bolo para ela e pedi ao meu pai para levar a ela não é uma grande obra de arte mas foi feito com amor e carinho para uma sr que para mi é como uma avo por isto aqui fica um beijinho muito grande e espero que seu aniversários com seus netinhos seja muito lindo


Ingredientes para os dois bolos (massa de pão-de-ló):

10 ovos
300 g de açúcar
300 gramas e farinha de trigo
Manteiga e farinha de trigo para untar
Fôrma de mais ou menos 23 cm de diâmetro

Ingredientes para o recheio de coco:

200 ml de leite de coco
400 ml de leite
200 gramas de coco ralado seco sem açúcar
açúcar a gosto

Ingredientes para o recheio de maracujá (curd de maracujá):

360 ml de polpa de maracujá batida e coada
340 g de açúcar
300 g de manteiga sem sal
8 ovos
20 g de amido de milho

Ingredientes para a cobertura:

2 claras de ovo
150 g de açúcar
1 tampinha de essência de baunilha
tiras ou lascas de 1 coco fresco (é só pedir na barraca de coco na feira que eles cortam )
polpa de 1 maracujá batida no liquidificador com 2 colheres de sopa de açúcar.

Preparo dos bolos:

Para este bolo, é preciso assar dois bolos de pão-de-ló. Faça uma massa de cada vez, asse, desenforme e só então prepare e asse o segundo bolo.

Preaqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de 23 cm de diâmetro e cubra o fundo com um disco de papel manteiga untado e polvilhado com farinha.Bata 5 ovos com 150 gramas de açúcar na batedeira até que tripliquem de volume. Teste o ponto: coloque um pouco da mistura numa colher de chá. A mistura não deve cair da colher.Retire a mistura da batedeira, passe para uma tigela e incorpore a farinha peneirando. Coloque a massa na forma e leve ao forno por cerca de 30 minutos. O pão-de-ló estará bom quando você apertar a massa com os dedos e ela ceder ao toque sem ficar marcada. Desenforme o pão-de-ló ainda quente, deixe a forma esfriar, lave, seque, unte e faça o segundo bolo. Atenção: não corte o pão-de-ló quente!

Preparo do recheio de coco:

Coloque o coco ralado numa frigideira e leve ao fofo baixo, mexendo bem. Continue mexendo até que o coco comece a ficar mais escuro, mexa mais rapidamente e tire do fogo. Numa panela média, misture o leite, o leite de coco e o coco ralado e leve ao fogo brando até ferver, mexendo sem parar. Adicione açúcar a gosto e continue mexendo até que a mistura engrosse. Retire do fogo quando estiver com consistência parecida com a do brigadeiro. Deixe esfriar.

Preparo do recheio de maracujá:

Numa panela, junte a polpa de maracujá, metade do açúcar e cozinhe até ferver. Bata no liquidificador os ovos com o açúcar restante e o amido de milho. Coloque essa mistura numa tigela e despeje aos poucos a mistura de maracujá quente sobre essa mistura de ovos. Volte tudo à panela e cozinhe, mexendo sem parar, até ficar grosso, sem deixar ferver. Retire do fogo e deixe esfriar.

Preparo da cobertura:

Misture as claras de ovos, o açúcar e a baunilha e cozinhe em banho-maria, mexendo até o açúcar dissolver.  Despeje essa mistura quente numa batedeira e bata até que quadriplique de volume (entre 10 e 15 minutos).

Montagem do bolo:

Corte cada bolo ao meio. Recheio os bolos nessa ordem: primeiro, uma camada de cobertura de maracujá; uma camada de cobertura de coco e por fim uma camada de cobertura de maracujá.

Com a ajuda de uma espátula, passe a cobertura sobe o bolo. - Enfeite o bolo com lascas ou tiras de coco.

Leve a mistura de polpa de maracujá e açúcar ao fogo e mexa até que engrosse um pouco. Retire do fogo e pingue algumas gotinhas dessa calda sobre o bolo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário