Páginas

RSS

Esta pagina é para quem gosta de comer e de cozinhar e porque você não experimenta um dos pratos,e se deixar levar pelos aromas e sabores >> obrigado por sua visita> se tiver duvidas escreva para cozinha-mario@hotmail.com

Pato com frutas ou Canard aux fruits

 Bem esta na h de um pouco de cozinha francesa ,mas antes queria agradecer minha amiga de França Anne Marie e foi muita sorte ter  o  prazer de a conhecer no chat de namoro francês não sou é uma mulher linda como muito boa cozinheira e ela foi muito querida em me mandar algumas pratos típicos de França claro tive que ter ajudinha dela para poder traduzir para português mas ela é uma boa amiga e me ajudou
 muito obrigada linda te  adoro Anne Marie  (t'aime belle amie) 



Ingredientes:

1 pato (pode fazer com frango se não gostar de pato)
3 pêssegos rijos
100 gr. de cerejas
Água
100 gr. de açúcar
Sal e pimenta preta a gosto
3 colheres de sopa de azeite


Para o molho:
Xarope das frutas
3 colheres de sopa da gordura de assar o pato
1 cálice de aguardente
Preparação:
Num tacho grande ponha o pato e cubra-o com água.
Leve ao lume e assim que levantar fervura, junte sal e pimenta a gosto.
Deixe ferver até o pato estar cozido mas não a desfazer-se, a carne deve estar firme.
Pré-aqueça o forno a 200º, marca 6 do fogão a gás.
Escorra bem o pato e limpe a pele com papel de cozinha,  ponha-o numa assadeira (que não pegue!) com as 3 colheres de sopa de azeite e leve ao forno a dourar, de todos os lados. Vá mudando o pato de posição para que fique  dourado por inteiro.
Para arranjar as frutas, leve um tacho com água ao lume (suficiente para cobrir os pêssegos).
Assim que ferver, mergulhe os pêssegos e deixe por 3 a 4 minutos, tire-os da água, deixe-os arrefecer e tire-lhes a pele com a mão.
Reserve a água.
Corte os pêssegos em gomos, com cuidado para não amassar.
Lave as cerejas e tire-lhes o pé.
Num tachinho ponha as 100 gr. de açúcar e um pouco de água de branquear os pêssegos, a suficiente para dissolver o açúcar.
Leve ao lume a ferver, assim que ficar em xarope e começar a querer ganhar cor, junte as frutas e sacuda o tacho para as envolver no açúcar.
Deixe ferver 2 ou 3 minutos e tire do lume, reserve.
Depois do pato estar bem dourado, tire-o do forno.
Com as frutas e ao xarope junte a gordura do pato e a aguardente, deixe ferver até o álcool evaporar e o molho ficar mais espesso.
Sirva o pato rodeado pelas frutas e com o molho à parte numa molheira.
A quantidade de molho não é muita mas se quiser fazer em maior quantidade, junte água de branquear os pêssegos ao xarope de frutas e mais um pouco de gordura de assar o pato e de aguardente a gosto e depois deixe ferver uns minutos e junte um pouco de maizena diluída em água mexendo até engrossar.
  
PS: A inspiração para o pato com frutas caramelizadas, veio de Danièle Delpeuch  mas em vez de o saltear em óleo antes de o levar ao forno, como Danièle recomenda nesta receita, preferi cozê-lo, porque assim é mais fácil conseguir um pato com a carne tenra que depois é só levar ao calor do forno para que a pele aloure e fique estaladiça.

 E como as receitas são de França aqui fica um filme que acho interessante 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário