RSS

Esta pagina é para quem gosta de comer e de cozinhar e porque você não experimenta um dos pratos,e se deixar levar pelos aromas e sabores >> obrigado por sua visita> se tiver duvidas escreva para cozinha-mario@hotmail.com

Bolo para o dia dos namorados

Bem antes de mais nada queria agradecer a sr Filomena pela sua receita adorei mas não comi pois estou de dieta a 5 dias   sr Filomena mas minha família amou sua receita, e como já   perdi 2 kg estou muito feliz  mas isto é outra historia lol mas o bolo é muito bom e tenho a certeza que vão gostar muito.E nada melhor para uma noite a dois


Bolo de Chocolate
Atenção: essa massa é a ideal para esse bolo, por causa da presença da geleia e do merengue. Para comer puro ou combinado com preparados ou ingredientes menos doces, reduza o chocolate em pó para meia xícara de chá).

Ingredientes

2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água quase fervente
1/2 xícara (chá) de óleo de cozinha (caprichada!)
2 ovos grandes (ou 3 pequenos)
3/4/ xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de café instantâneo em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
10 gotas de essência de baunilha
1 Pitada de sal

Preparo

Numa tigela média, peneire a farinha com o fermento e reserve. Bata no liquidificador, rapidamente, o óleo, o sal e os ovos. Acrescente a água quase fervente e bata até misturar. Junte o açúcar, o café, o chocolate em pó e a essência. Bata novamente até misturar bem. Despeje a mistura do liquidificador sobre a farinha e misture tudo com um batedor de mão. Ponha a massa numa forma (usei uma de 20 cm de diâmetro) untada e enfarinhada. Leve-a ao forno médio, preaquecido, por uns 40 minutos, ou até que passe no teste do palito.

Nota 1: Assegure-se de comprar chocolate em pó sem leite. Os chocolates em pó de boa marca (exemplo: Nestlé) não têm leite.

Depois de pronto e frio, tirei o bolo da forma (que lavei e sequei). Forrei a forma com papel alumínio; cortei o bolo um pouco acima da metade, escavei a parte de baixo (que ficou um pouco maior que a de cima), fazendo nela como que uma 'piscininha" com uma borda. Recoloquei a parte do bolo escavada na forma e dentro da 'piscininha' espalhei a geleia. Sobre a geleia espalhei 3/4 de xícara (chá) do merengue e, sobre este, distribuí quase uma caixa de morangos (300g) já lavados e secos (Nota 2: Não ponha morangos demais no recheio, pois isso pode forçar as paredes do bolo, levando-as ao rompimento). Pus depois a parte de cima do bolo sobre a primeira, alinhando bem as duas; cobri tudo com filme plástico e coloquei na geladeira por uma noite. No dia seguinte, pus o bolo no prato em que seria apresentado, apliquei as duas coberturas e decorei com os morangos. A aparência do bolo, como podem ver, não ficou lá essas belezas, mas fiz questão de postar esta receita, porque percebi o desamparo em que se encontram as pessoas com restrição ao leite, no que se refere a receitas de bolos de festas.

Recheio
Ingredientes
 1/2 colher (sopa) de açúcar
 1/3 de xícara (chá) de geleia de morango caseira ou comprada pronta
 1/4 de xícara de chá de água.

Preparo
Misture tudo numa panelinha e leve ao fogo, mexendo sempre, até ferver.  Espere esfriar e use.

Outros recheios:
 3/4 xícara (chá) do merengue italiano e quase uma caixa de morangos limpos. Faça conforme explicado na receita do bolo.

Cobertura

Merengue Italiano
(esse merengue é também chamado - indevidamente - de Marshmallow)

Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
4 claras de ovos
8 gotas de essência de baunilha

Preparo
Ponha as claras na tigela da batedeira e reserve (Nota 3: a tigela não pode ter o menor resquício de gordura e, por isso mesmo, eu costumo passar um pedaço de papel toalha levemente embebido em álcool, no interior das minhas tigelas, antes de fazer uso delas).  Numa panelinha ponha o açúcar e a água e mexa bem para dissolver o açúcar (não vai dissolver totalmente). Leve a panelinha ao fogo e (SEM mexer mais a mistura), deixe que cozinhe até atingir 116ºC (se você não tem um termómetro culinário, verifique o ponto da calda pondo um pouquinho dela, depois que ferver e começar a engrossar,  num pires com água fria. Se a calda não dissolver na água, e for possível pegá-la com as pontas dos dedos, como se fosse uma balinha mole, está no ponto). Enquanto a calda ferve e não chega ao ponto, bata as claras até que formem picos firmes (mas não duros!). Chegando a calda ao ponto, despeje-a, em fio, sobre as claras em neve, com a batedeira ligada em velocidade média. Acrescente a essência e deixe que bata até que o merengue amorne e então cubra o bolo com ele (enquanto estiver espalhando o merengue no bolo, mantenha a tigela coberta com um pano de prato bem limpo e levemente humedecido, para que o merengue não fique ressecado)

Outra cobertura: Calda vermelha gelatinosa (receita abaixo) +  9 morangos higienizados e banhados em duas colheres (sopa) da calda vermelha gelatinosa (se quiser, use uma caixa inteira de morangos para decorar o topo do bolo, pois fica com uma  aparência mais desejável; nesse caso, use três colheres (sopa) da calda vermelha para banhar todos os morangos; é só passar os morangos já limpos pela calda).

Calda vermelha Gelatinosa
(Outra invenção minha!/Prepare esta calda depois de cobrir o bolo com o merengue)

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de sumo de laranja coado
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de gelatina sabor morango (comprar a caixinha)
1 colher (sopa) de amido de milho

Preparo
consistência de clara de ovo (na minha geladeira demorou 7 minutos).  Então separe a quantidade que vai usar para banhar os morangos da decoração e despeje o restante sobre o bolo. Passe os morangos pela calda e finque-os no topo do bolo (Fincar, para quem não sabe, significa pressionar com força, mas aqui é para pressionar delicadamente, fazendo com que os morangos entrem levemente no merengue, pois, sem isso, eles não ficam firmes).
E como sempre aqui fica um filme para o dia dos namorados

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário