Páginas

RSS

Esta pagina é para quem gosta de comer e de cozinhar e porque você não experimenta um dos pratos,e se deixar levar pelos aromas e sabores >> obrigado por sua visita> se tiver duvidas escreva para cozinha-mario@hotmail.com

Cheesecake de Chocolate

O chocolate é um ingrediente mágico, em parte pelo papel que teve na história dos Aztecas que o consideravam sagrado e em parte pelos efeitos que tem em nós. Estimulante, afrodisíaco e causador de boa disposição, o chocolate é uma tentação á qual poucos conseguem resistir, mesmo aqueles que tal como eu se achavam imunes ao seu feitiço, acabam ás vezes completamente rendidos ao seu sabor único. Quanto maior é a resistência a algo, maior é depois a entrega. Comigo foi assim que se passou. Durante anos fui completamente indiferente aos encantos do chocolate mas quando aprendi a gostar dele, a entrega foi total.
Este é para mim um ingrediente indispensável em toda e qualquer celebração que se preze, chocolate é sinónimo de festa e não é preciso haver uma data que a justifique, basta que nos apeteça.
Cheesecake de chocolate é a minha sugestão
Ingredientes: ( para a base )
125 g. de bolachas digestivas de chocolate
60 g de manteiga
1 colher de sopa de cacau em pó
.
Para o recheio:
175 gr. de chocolate preto, partido em pedaços
500 gr. de queijo creme
150 gr de açúcar
1 colher de sopa de custard powder ( Ramazzotti)
3 ovos grandes
3 gemas
150 ml de créme fraiche
1/2 colher de chá de cacau em pó, dissolvida numa colher de sopa de água quente
Para fazer a base, ponha as bolachas no processador e processe até obter migalhas grossas, junte a manteiga cortada em pedaços e o cacau e processe de novo de forma a ligar tudo sem desfazer demasiado, ( pode fazer isto á mão, ponha as bolachas dentro de um saco de plástico , amarre e bata com um rolo da massa, depois junte a manteiga e o cacau e proceda como com um crumble ). Ponha a mistura numa forma de fundo falso, com 22 ou 23 cm de diâmetro. Espalme a mistura, espalhando-a pela base da forma, leve a forma ao congelador e prepare o recheio.
Pré-aqueça o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás.Ponha bastante água num fervedor e leve ao lume a ferver. Derreta o chocolate em banho maria. Bata o queijo creme para amaciar e junte o açúcar e o custard powder, bata novamente para ligar. Junte os ovos inteiros, bata e junte depois as gemas, a seguir o créme fraiche. Finalmente junte o cacau dissolvido na água e o chocolate derretido, bata tudo, até ficar um créme ligado.Tire a forma do congelador e forre o exterior da forma primeiro com película aderente e depois com papel de alumínio, isto serve para proteger o doce da água em que vai cozer. Ponha a forma dentro de um tabuleiro de forno , com paredes altas. Verta o créme de queijo e chocolate para dentro da forma. Encha o tabuleiro com a água a ferver até meio da forma do cheesecake. Leve ao forno e coza por 45 m. a 1 h.. Quando estiver pronto, o topo deve estar firme, para ver pressione o topo com o dedo. Tire do forno e deixe arrefecer bem antes de desenformar. Sirva bem fresco. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário